9/11

e ontem foi 11 de setembro - uma data emblemática pela infâmia daquela manhã de 2001. todos nós vivemos aquela manhã de terça-feira. e depois daquela estranha terça-feira ninguém mais no mundo viveu um dia 11 de setembro como antes. todo mundo lembra exatamente onde estava, com quem estava, como recebeu a notícia, o que sentiu. para ninguém mais a data passou desapercebida. nos quatros cantos, e em todas as línguas do mundo, as pessoas dizem 'hoje é 11 de setembro'. pesquiso terrorismo desde 2003. já li um monte sobre a representatividade da nomeação do evento pela data e tenho minhas críticas à política externa norte-americana e à maneira como o mundo encara diferentemente as coisas quando o alvo é ocidental. porém, contudo, entretanto, todavia, não obstante, também lembro como vivi, com horror e certo entorpecimento, aquela manhã de terça-feira. eu morava em são paulo. deveria ter ido à aula, no damásio da liberdade, mas acabei dormindo mais do que poderia. devo ter acordado justo quando o primeiro avião atingiu a primeira torre, por volta das 9:30, horário de brasília. mexia uma caneca de leite desnatado com nescau na pequena cozinha americana do flat da rua joinville quando ouvi o fernando dizer que um avião havia batido no wtc. corri para o quarto e sentei, estupefata, diante da televisão, onde fiquei sabe Deus por quanto tempo, vendo e revendo aquelas imagens surreais, sob a legenda 'america under attack' da cnn, demorando para entender que o que eu estava assistindo ao vivo, quando o segundo avião atingiu a segunda torre, não era apenas uma reprise. lembro de ter tido certeza de que estávamos entrando na 3ª guerra mundial. de ter telefonado chorando para casa, em fortaleza. de ter falado com o meu pai. da vontade quase infantil de estar perto dos meus. lembro de como eu achei a vida parecida com a ficção quando as torres desmoronaram daquele jeito calculado e consecutivo. e de como eu achei o mundo um lugar estranho e inóspito.

6 comentários:

Ju disse...

Por aqui, 11 de setembro foi um silencio só. Lembro sim, como foi, eu estava voltando do curso de ingles, tinha acabado de chegar em casa e minha irma veio me contar o q tava acontecendo, lembro que nao acreditei. Passei a manha na expectativa de entender o que tava acontecendo.

Carol Freitas, disse...

yuri me chegou em casa, nesse 11 de setembro, me perguntando se eu sabia que dia era. tu acha? rs

eu lembro que tava chegando da escola, ainda morava na Bahia, e almocei vendo as imagens chocantes na tv :/

iê-ê...

By Ana D disse...

Sobre o post abaixo foi divino ler as respostas mesmo ! rs Podia ter mais respostas inusitadas e maravilhosas...rs.
Qunato ao 11 de setembro, lembro de quanto chorei, solucei, me senti oprimida...E como foi morbidamente chocante ver aquelas cenas ao vivo ...Acho que daqui a 100 anos vai ter o 11 de setembro,presenciamos a História.

Mônica disse...

eu estava na porta do colégio do meu filho qdo ligaram a tv para ver a que ponto a humanidade tinha descido!

e pensei: é a Quarta Guerra ( pq a Terceira a gente já vive e tem gente que nem percebe) ...tamô ferrado!

Anônimo disse...

Can

Foi a sensação de iminente guerra, a de que o mundo estava perdido. E, realmente, depois desta prova de insanidade, só com mto otimismo pra crer q a Humanidade está prosperando.
E a cara do Bush recebendo a notícia? É outro fato aterrorizante, aquela potência sob aquelas mãos!!
Bjk

Cele disse...

isso mesmo! a sensação era de que uma guerra mundial ia explodir! Lembro bem de estar em casa naquele dia, conversando com a mamãe, olhei pra TV e tava lá o negócio. Parecia filme, parecia ficção, mas não era.

.por onde andei.

.por onde andei.
.sob o céu furta-cor de jeri.

.pela orla da minha querida cascais.

.por entre as milhares de bicicletas de amsterdam.

.pelas ruas medievais da irretocável bruges.

.sob as luzes e sombras da grand place, em bruxelas.

.pela simétrica [e linda!] place des vosges, em paris.

.pela incrível plaza de españa, em sevilla.

.pelo fabuloso parc güell, em barcelona.

.pela recoleta, em buenos aires.

.pelas muralhas de óbidos.

.pela nascimento silva, em ipanema.

.pela cidade alta, em salvador.

.pelo pico alto, em guaramiranga.

.pelas charmosas ruas de sintra.

.pela torre de belém, em lisboa.

.pelas margens do douro, no porto.

.pelo casco viejo, em santiago de compostela.

.pelo meu retiro, em madrid.

.caminham comigo.

follow me on twitter!

.plágio é crime e atestado de burrice.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape MyFreeCopyright.com Registered & Protected

.presentinhos.

.presentinhos.